Amigos, este é o resumo da minha primeira aula de Gestão da Qualidade, com o Professor Aldo Santos. O assunto é como surgiu o conceito de Qualidade e a evolução da mesma. Como a minha maneira de estudar é escrevendo ou digitando... resolvi fazer isso aqui para que também possa ajudar a outros alunos que precisem de esclarecimentos sobre o mesmo tema...
A partir do início do século XIX, houve um grande aumento na produção, passando essa de manual para produção em massa.
Houve um grande aumento da população e consequentemente da produção
Apesar da produção em grande escala muitos produtos eram rejeitados e isso trazia muitos prejuízos.
Muito desperdício de material e tempo
Ineficiência produtiva.
PRECURSORES DESTE MODELO
A partir do início do século XIX, houve um grande aumento na produção, passando essa de manual para produção em massa.
Houve um grande aumento da população e consequentemente da produção
Apesar da produção em grande escala muitos produtos eram rejeitados e isso trazia muitos prejuízos.
Muito desperdício de material e tempo
Ineficiência produtiva.
PRECURSORES DESTE MODELO
- era da administração científica - Fayol e Ford
CONCEITOS DE FAYOL
- importante na abordagem dos sistemas de métodos de produção, mas a qualidade não era um dos aspectos mais trabalhados.
- Consequência: grande índice de rejeição e desperdício dentro do processo produtivo.
Nesta época também atrapalharam a Evolução da Qualidade:
- problemas políticos
- problemas econômicos
- problemas sociais
- grandes guerras
4 ESTÁGIOS DA QUALIDADE
1°ESTÁGIO - INSPEÇÃO DA QUALIDADE
- Dominante na Era pós Revolução
- Conceito: separar os produtos bons dos ruins no final da produção.
- Esse processo não trouxe ganho para a empresa , apenas evitava que um produto ruim fosse para o mercado.
- Período: 1900 a 1930
De 1930 a 1950 as empresas ficaram paralisadas por causa da guerra e outros problemas
2°ESTÁGIO - ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO.
- Evolução dos conceitos orientais.
- Japoneses tem um papel importante
- Em vez de inspecionar o produto final, ele é controlado durante o processo.
- Os japoneses desenvolveram técnicas e ferramentas
- Empresa + eficiente
- Indices de rejeição e desperdício diminuíram
- Metas
- Sistema Toyota de Produção = erro zero, desperdício zero.
- Este sistema estabelecia uma série de ferramentas com o objetivo de redução do desperdício e a utilização da produção ( produção enxuta, células de produção). Com isso houve uma redução do desperdício e de custos e a criação de diversas ferramentas como: TQC - Controle de Qualidade Total, TPM- Manutenção Produtiva Total, 5S - Sistema voltado para organização e limpeza. Controle de CEP - Controle Estatístico da Produção.
Com o crescimento do Japão no cenário industrial a competitividade aumentou e começou a incomodar as empresas do mundo ocidental e na Europa. Os EUA então resolveram copiar os grandes conceitos das empresas orientais - Processo BENCHMARKING
BENCHMARKING - é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
3° ESTÁGIO - SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE
- Década de 80 a 90
- Além de inspecionar adotar padronização
- O padrão começa a mudar
- Evolução de materiais
- Qualificação melhor
- Visava a garantia da durabilidade
- Maior cobrança dos fornecedores pelos compradores.
- Consumidor final mais seletivo.
- Consumidor começa a ganhar força.
- Implementação de sistemas que garantem a qualidade dos produtos e dos serviços.
- A empresa também se beneficiava desses processos embora houvesse muita dificuldade no começo.
4° ESTÁGIO - GESTÃO DA QUALIDADE
- Influencia das normas.
- As pessoas envolvidas no processo passam a participar.
- Industria envolve seu ambiente interno.
- Responsabilidade da alta gestão da empresa - Alta Diretoria, fornecedores, clientes e funcionários.
- Normas da qualidade - foco no sistema de gestão. Por isso a norma ISO 9000 é uma norma de gestão.
- Incorporou de uma certa forma todos os 4 estágios.
NORMAS INTERNACIONAIS
- Meados da década de 70
- normas específicas para determinados tipos de produtos.
- Formas de estudar e criar sistemas para garantir qualidade dos produtos.
- Normas da ABNT - exemplo CB 25 norma ISO 9000.
PADRONIZAÇÃO
- Forma de melhorar e padronizar
- Regulamentação unificada
- Diversos conselhos e órgãos de caráter internacional.
- Importante para que produtos utilizados em um país possa ser utilizado em outros.
SISTEMA ISO 9000
- Conjunto de normas e diretrizes internacionais para o sistema da qualidade.
- 1987
- Foi no começo um ensaio
- As revisões ocorrem de 7 em 7 anos.
- Estudos - modificações voltadas a atender o mercado atual e expectativa aceitável de mudanças.
- A ISO busca orientação para a empresa
- O grande desafio é fazer com que as empresas cumpram o preceito da ISO.
1ª VERSÃO - 1987
- Experimental
- Pouca aplicação na industria.
- 4 sub-divisões:
- 9000 -1 = desenvolvimento de projetos
- 9000 -2 = não incluía desenvolvimento de projetos
- 9000- 3= teste e inspeção
- 9000- 4= guia de orientação
2ª VERSÃO 1994
- Totalmente reformulada
- 20 requisitos envolvendo áreas diversas.
- Ficou muito processual não enfatizando processos de gestão.
- Norma muito técnica
- Extremamente crítico com a empresa.
- Levava de 1 a 1 ano e meio para implementar.
- Foi uma das mais implementadas nas empresas.
3ª VERSÃO - 2000
- Começou a ter enfoque no Sistema de Gestão
- 5 requisitos
- Sofreu muita crítica no mercado empresarial
- dificuldade das empresas em se adequar.
4ª VERSÃO -2008
- Houve mais uma melhoria na interpretação.
- Poucas mudança
PRINCIPAIS NORMAS
- ISO 14 000 - Gestão Ambiental
- ISO 22 000- Gestão de Alimentos
- ISO 16 949 - Gestão Automotiva
- OHSAS 18001
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA
- Já foi mais critico
- Hoje varia dentro da situação específica das empresas.
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Janaína