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GESTÃO DA QUALIDADE - FATORES HISTÓRICOS

Amigos, este é o resumo da minha primeira aula de Gestão da Qualidade, com o Professor Aldo Santos. O assunto é como surgiu o conceito de Qualidade e a evolução da mesma.  Como a minha maneira de estudar é escrevendo ou digitando... resolvi fazer isso aqui para que também possa ajudar a outros alunos que precisem de esclarecimentos sobre o mesmo tema...





A partir do início do século XIX, houve um grande aumento na produção, passando essa de manual para produção em massa.
Houve um grande aumento da população e consequentemente da produção
Apesar da produção em grande escala muitos produtos eram rejeitados e isso trazia muitos prejuízos.
Muito desperdício de material e tempo
Ineficiência produtiva.

PRECURSORES DESTE MODELO

  • era da administração científica  - Fayol e Ford
CONCEITOS DE FAYOL
  • importante na abordagem dos sistemas de métodos de produção, mas a qualidade não era um dos aspectos mais trabalhados. 
  • Consequência: grande índice de rejeição e desperdício dentro do processo produtivo. 
Nesta época também atrapalharam a Evolução da Qualidade:
  • problemas políticos
  • problemas econômicos
  • problemas sociais
  • grandes guerras

4 ESTÁGIOS DA QUALIDADE

1°ESTÁGIO - INSPEÇÃO DA QUALIDADE
  • Dominante na Era pós Revolução
  • Conceito: separar os produtos bons dos ruins no final da produção.
  • Esse processo não trouxe ganho para a empresa , apenas evitava que um produto ruim fosse para o mercado.
  • Período: 1900 a 1930
De 1930 a 1950 as empresas ficaram paralisadas por causa da guerra e outros problemas

2°ESTÁGIO - ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO.
  • Evolução dos conceitos orientais.
  • Japoneses tem um papel importante
  • Em vez de inspecionar o produto final, ele é controlado durante o processo.
  • Os japoneses desenvolveram técnicas e ferramentas 
  • Empresa + eficiente
  • Indices de rejeição e desperdício diminuíram
  • Metas
  • Sistema Toyota de Produção = erro zero, desperdício zero.
  • Este sistema estabelecia uma série de ferramentas com o objetivo de redução do desperdício e a utilização da produção ( produção enxuta, células de produção). Com isso houve uma redução do desperdício e de custos e a criação de diversas ferramentas como: TQC - Controle de Qualidade Total, TPM- Manutenção Produtiva Total, 5S - Sistema voltado para organização e limpeza. Controle de CEP - Controle Estatístico da Produção.
Com o crescimento do Japão no cenário industrial a competitividade aumentou e começou a incomodar as empresas do mundo ocidental e na Europa. Os EUA então resolveram copiar os grandes conceitos das empresas orientais - Processo BENCHMARKING

BENCHMARKING -  é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.

3° ESTÁGIO - SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE
  • Década de 80 a 90
  • Além de inspecionar adotar padronização
  • O padrão começa a mudar
  • Evolução de materiais
  • Qualificação melhor
  • Visava a garantia da durabilidade
  • Maior cobrança dos fornecedores pelos compradores.
  • Consumidor final mais seletivo.
  • Consumidor começa a ganhar força.
  • Implementação de sistemas que garantem a qualidade dos produtos e dos serviços.
  • A empresa também se beneficiava desses processos embora houvesse muita dificuldade no começo.
ESTÁGIO - GESTÃO DA QUALIDADE
  • Influencia das normas. 
  • As pessoas envolvidas no processo passam a participar.
  • Industria envolve seu ambiente interno.
  • Responsabilidade da alta gestão da empresa - Alta Diretoria, fornecedores, clientes e funcionários.
  • Normas da qualidade - foco no sistema de gestão. Por isso a norma ISO 9000 é uma norma de gestão.
  • Incorporou de uma certa forma todos os 4 estágios.
NORMAS INTERNACIONAIS
  • Meados da década de 70 
  • normas específicas para determinados tipos de produtos.
  • Formas de estudar e criar sistemas para garantir qualidade dos produtos.
  • Normas da ABNT - exemplo CB 25 norma ISO 9000.
PADRONIZAÇÃO
  • Forma de melhorar e padronizar
  • Regulamentação unificada
  • Diversos conselhos e órgãos de caráter internacional.
  • Importante para que produtos utilizados em um país possa ser utilizado em outros.

SISTEMA ISO 9000
  • Conjunto de normas e diretrizes internacionais para o sistema da qualidade.
  • 1987
  • Foi no começo um ensaio
  • As revisões ocorrem de 7 em 7 anos.
  • Estudos  - modificações voltadas a atender o mercado atual e expectativa aceitável de mudanças.
  • A ISO busca orientação para a empresa
  • O grande desafio é fazer com que as empresas cumpram o preceito da ISO.
1ª VERSÃO - 1987
  • Experimental
  • Pouca aplicação na industria.
  • 4 sub-divisões: 
  1. 9000 -1 = desenvolvimento de projetos
  2. 9000 -2 = não incluía desenvolvimento de projetos
  3. 9000- 3= teste e inspeção
  4. 9000- 4= guia de orientação
2ª VERSÃO 1994
  • Totalmente reformulada
  • 20 requisitos envolvendo áreas diversas.
  • Ficou muito processual não enfatizando processos de gestão.
  • Norma muito técnica
  • Extremamente crítico com a empresa.
  • Levava de 1 a 1 ano e meio para implementar.
  • Foi uma das mais implementadas nas empresas.
3ª VERSÃO - 2000
  • Começou a ter enfoque no Sistema de Gestão
  • 5 requisitos
  • Sofreu muita crítica no mercado empresarial 
  • dificuldade das empresas em se adequar.
4ª VERSÃO -2008
  • Houve mais uma melhoria na interpretação.
  • Poucas mudança
PRINCIPAIS NORMAS 
  • ISO 14 000 - Gestão Ambiental
  • ISO 22 000- Gestão de Alimentos
  • ISO 16 949 - Gestão Automotiva
  • OHSAS 18001
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA
  • Já foi mais critico
  • Hoje varia dentro da situação específica das empresas.






Comentários

Janaína Marques disse…
Olá, adorei sua ideia. Vai me ajudar muito. Beijo.
Janaína

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