Pular para o conteúdo principal

AULA 2- GESTÃO DA QUALIDADE - SISTEMAS DA QUALIDADE

Vamos considerar como sistema da qualidade, um direcionamento que se é dado para que a empresa cumpra requisitos em busca da excelência da qualidade em: 

• Processos 

• Produtos 

• Satisfação do cliente 

• Gestão interna 

• Envolvimento dos funcionários – os funcionários gostam de estar envolvidos no processo de implantação, por isso oriente, conscientize, motive. 

A implantação do Sistema de Qualidade leva em média de 6 meses a 1 ano – é inevitável que funcionários se destaquem dentro da empresa, é importante buscar aqueles que tem maior potencial. Saber quais os funcionários serão auditores e não permitir que eles levem para o lado pessoal, é preciso tomar muito cuidado nesta escolha. 

8 Princípios da Qualidade 

1- Foco no cliente – o Cliente tem que ser valorizado. 

2- Liderança – Vocês precisam criar líderes na empresa. Eles vão dar o sucesso a ISO. 

3- Envolvimento das pessoas 

4- Abordagem do processo – Todos os departamentos tem atividades especificas, toda empresa é um processo e só vai funcionar se esses processos estiverem alinhados. 

5- Abordagem do sistema 

6- Melhoria contínua – a empresa precisa sempre melhorar seus sistemas. 

7- Tomada de decisões baseada em fatos – a importância dada em medições, dados quantitativos e qualitativos. Medir os processos e tomar decisões em cima de fatos. 

8- Benefícios mútuos. Valorizar o processo junto ao seu fornecedor. O fornecedor é um parceiro da empresa. 


Hoje em dia, estamos vivenciando um cenário em que a qualidade não significa apenas controle de produção, ou a qualidade inerente de bens e serviços, ou o uso de ferramentas e métodos de gestão, ou mesmo uma assistência técnica adequada. Ampliando o entendimento, o conceito de qualidade total ou gestão de qualidade passou a significar um modelo de gerenciamento que busca a eficiência e a eficácia das organizações. O fato é que a gestão da qualidade influencia o ser humano em sua maneira de pensar e agir, pois compreende uma visão macro da existência humana (MARSHALL JUNIOR et al., 2006). 

O TQC (TOTAL QUALIT CONTROL) - Originou o controle para gestão e posteriormente o conceito de gestão da qualidade total (GQT). 



GQT – possibilitam as organizações superarem as crises, pois permite contornar os problemas através da criatividade e comprometimento dos trabalhadores. 




ISO 9000 – um dos maiores parâmetros para a Gestão da Qualidade são as normas ISO 9000 que é um conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de Gestão da Qualidade. Desde a primeira publicação em 1987, ela tem obtido reputação mundial como a base para estabelecimento de sistemas de gestão da qualidade. 

A norma ISO 9001, assim como a ISO 14001, são conhecidas como normas genéricas de sistemas de gestão, sendo que, segundo Mello (2008): 

ƒ Genérico: significa que a mesma norma pode ser aplicada a qualquer tipo de organização, grande ou pequena, seja qual for seu produto, inclusive quando ela é, na verdade, um serviço, em qualquer setor de atividade e seja qual for seu meio de negócio, podendo ser uma administração pública ou um departamento do governo; 

ƒSistema de gestão: refere-se a tudo o que a organização faz para gerenciar seus processos e atividades. Direcionado pelo consultor ele orienta, vai direcionar a empresa como instituir o sistema de qualidade, a importância da documentação, implementar, manter e melhorar. 

Requisitos Gerais - Estabelece que a empresa deve: 

• Instituir 
• Documentar 
• Implementar 
• Manter e melhorar continuamente A eficácia de um sistema de gestão da qualidade De acordo com os requisitos desta Norma. 

Requisitos da Documentação - • Este é um dos principais requisitos pois recomenda a instituição de como proceder em relação aos mesmos . Antes porém é importante conhecer a hierarquia destes documentos 

1. Manual da Qualidade, Políticas e Objetivos 
2. Procedimentos 
3. Instruções, rotinas,... 
4. Registros da Qualidade


1° Nível –Estratégico-  documentos que envolvem diretoria e gerência. 
Manual da Qualidade – Fica arquivado na alta gerência mas todos tem acesso. Geralmente é feito por ultimo. 
Política de Qualidade – teórica, muita cobrança, pouca funcionalidade. 
Objetivo da Qualidade – Varia de empresa para empresa. Resultados mais impactantes. 

2° nível- Tático-  responsabilidade da gerência 
Procedimentos – documentos um pouco mais amplos. 

3° nível – técnicos 
Instruções , rotinas, planilhas.

Evidencias Probatórias – registros. 

Depois de fazer a documentação é importante 2 pontos: 

Controle de Documentos  - Este é um dos mais significativos requisitos pois o mesmo direciona a empresa a manter a documentação correta, Atualizada, Em todos os departamentos, Definindo as responsabilidades pela aprovação e circulação dos mesmos.

Controle dos Registros da Qualidade - Este requisito estabelece conceitos como: 

• Identificação 
• Armazenamento 
• Proteção 
• Recuperação 
• Tempo de retenção 
• E descarte 
• De todos os documentos da Qualidade (não só os registros) 

Responsabilidade da Direção - Este item estabelece uma série de decisões que envolvem os níveis Estratégicos e Táticos da Empresa . Co-responsabiliza a Alta Direção a participar ativamente do processos do Sistema da Qualidade 

O Comprometimento da Direção, é um item bem óbvio pois estabelece que a Alta Direção da empresa deve além de se comprometer com o SGQ, atribui responsabilidades aos mesmo no processo que envolve este mesmo sistema. 

Foco no cliente, também envolve a responsabilidade da Alta Administração em assegurar a qualidade ao cliente final 

Política da Qualidade, sugere que a empresa crie uma política com objetivos e metas ara a realização de resultados. Geralmente a política estabelece conceitos que envolvem o cliente, os funcionários, o produto e o processo, a sociedade como um todo e a sustentabilidade 

Planejamento, envolve os objetivos e o planejamento da qualidade  - Determina quais são os parâmetros de qualidade 

Responsabilidade, autoridade e comunicação, sugere que a empresa crie formas de responsabilizar os funcionários (conforme o seu grau de importância na empresa) 

Comunicar de forma clara as informações pertinentes ao sistema de gestão - É neste item também que se propõe a nomeação do Representante da Qualidade, O mesmo tem autoridade para gerenciar e cobrar todo o funcionamento do sistema 

Análise Crítica da Direção, sugere que a alta direção, junto aos seus líderes façam reuniões periódicas para avaliar o SGQ 

Entende-se como entrada todas as informações para a tratativa do problema (reclamações, indicadores,...) 

E saídas são as responsabilidades e metas estabelecidas para a melhoria dos problemas relacionados 

Gestão de Recursos - Este item também envolve em grande parte a atuação da Alta Administração 

Envolve 4 requisitos básicos, sendo: 
  • Provisão de recursos - Contempla a necessidade de prover recursos para o funcionamento do SGQ e a melhoria continua. 
  • Recursos humanos - Envolve principalmente conceitos sobre capacitação e treinamento dos funcionários. |Tem responsabilidades das áreas que os funcionários atuam + RH da empresa. 
  • Infraestrutura - aborda aspectos voltados à estrutura física adequada da organização (equipamentos, instalações, ferramental,...) 
  • Ambiente de trabalho - Este item foi um dos que sofreram alterações na interpretação do mesmo (versão 2008). Contempla que a empresa deve dar um ambiente adequado de trabalho (ventilação, luminosidade, ruído, higiene, segurança,...). Para o bem estar do funcionário e para a realização de suas atividades.
Apostila Engenharia Módulo1, Slides, Aulas presenciais, explicações.

Comentários

Anônimo disse…
Muito bom parabéns

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

Bodas de Rosas - 17 anos de Casamento

Meu amor, hoje estamos de parabéns e celebrando 17 anos de união. Foi diante de Deus que prometemos amor e fidelidade e é diante d'Ele que todos os dias honramos nossas promessas e esta linda união por Ele abençoada. Com você e nosso filho a vida é o mais apaixonante dos desafios, e não existem obstáculos difíceis demais ou impossíveis de ultrapassar. A Deus agradeço a incrível bênção que recebi no dia em que conheci você e em nossos corações nasceu a chama do amor mais puro e sincero. Que nosso caminho seja longo e maravilhoso e que em cada novo dia juntos renovemos os bons sentimentos em nossos corações. Que Deus nos conceda muitos anos de vida compartilhada e que entre nossa família, sempre reinem a harmonia, a amizade, o companheirismo e o amor, como até agora. Eu te amo, muito!

BIOGRAFIA RICARDO NUNES - O DONO DA RICARDO ELETRO

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE E VITORIOSA

Hoje eu quero comentar uma história de vida que assisti no Caldeirão do Huck nessa semana. Foi a história de mais um mineiro que acreditou no seu sonho, lutou muito e hoje é um vencedor, sem contudo perder a humildade.


O nome dessa pessoa que aprendi a admirar é Ricardo Nunes.

RICARDO nasceu em Divinópolis - Minas Gerais, em menos de duas décadas, Nunes partiu do ponto zero -- zero mesmo -- para tornar-se dono de uma das dez maiores redes de lojas de varejo do país. Sua trajetória empreendedora começou cedo e teve profunda influência de seu pai, um comerciante de bijuterias. "Meu pai morreu quando eu era criança", diz Nunes, o segundo de quatro filhos. Aos 12 anos após perder o pai Ricardo tinha que ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, e por isso começou a vender as mexericas do sitio.
Ia vender perto das escolas e descobriu que gritando, vendia mais. Logo começaram a aparecer outras crianças vendendo perto dele, e então ele aprendeu que precis…

TATUAGEM NATURAL QUE DURA 5 ANOS

ADOREI ESSA NOVIDADE

Ontem aprendi com uma coordenadora da escola uma coisa super legal. Ela me contou que na sua adolescencia fez uma tatuagem natural que durou 5 anos!!!





Isso mesmo!!! Aqui nessa região eles usam um líquido da castanha do Caju para fazer tatuagem. Fica por 5 anos e depois desaparece.
Funciona dessa maneira . . .
A castanha contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha de caju). A composição do LCC é principalmente de ácido anacárdico, cardol (11,31%) e seus derivados. Dentro da castanha é que se encontra a amêndoa oleaginosa, comestível, conhecida e comercializada como castanha de caju.

O LCC causa forte irritação na pele, deixando cicatrizes quase indeléveis que jovens usam para fazer um tipo primitivo de tatuagem. O LCC espesso é de cor escura, tem uso popular para verrugas, calos, edemas, manchas na pele e tecidos de neoformação.

O uso em estado fresco do fruto (castanha) pode provocar lesões na pele, pois é terrivelmente cáustico. Quando as …