Vamos considerar como sistema da qualidade, um direcionamento que se é dado para que a empresa cumpra requisitos em busca da excelência da qualidade em:
• Processos
• Produtos
• Satisfação do cliente
• Gestão interna
• Envolvimento dos funcionários – os funcionários gostam de estar envolvidos no processo de implantação, por isso oriente, conscientize, motive.
A implantação do Sistema de Qualidade leva em média de 6 meses a 1 ano – é inevitável que funcionários se destaquem dentro da empresa, é importante buscar aqueles que tem maior potencial. Saber quais os funcionários serão auditores e não permitir que eles levem para o lado pessoal, é preciso tomar muito cuidado nesta escolha.
8 Princípios da Qualidade
1- Foco no cliente – o Cliente tem que ser valorizado.
2- Liderança – Vocês precisam criar líderes na empresa. Eles vão dar o sucesso a ISO.
3- Envolvimento das pessoas
4- Abordagem do processo – Todos os departamentos tem atividades especificas, toda empresa é um processo e só vai funcionar se esses processos estiverem alinhados.
5- Abordagem do sistema
6- Melhoria contínua – a empresa precisa sempre melhorar seus sistemas.
7- Tomada de decisões baseada em fatos – a importância dada em medições, dados quantitativos e qualitativos. Medir os processos e tomar decisões em cima de fatos.
8- Benefícios mútuos. Valorizar o processo junto ao seu fornecedor. O fornecedor é um parceiro da empresa.
Hoje em dia, estamos vivenciando um cenário em que a qualidade não significa apenas controle de produção, ou a qualidade inerente de bens e serviços, ou o uso de ferramentas e métodos de gestão, ou mesmo uma assistência técnica adequada. Ampliando o entendimento, o conceito de qualidade total ou gestão de qualidade passou a significar um modelo de gerenciamento que busca a eficiência e a eficácia das organizações. O fato é que a gestão da qualidade influencia o ser humano em sua maneira de pensar e agir, pois compreende uma visão macro da existência humana (MARSHALL JUNIOR et al., 2006).
O TQC (TOTAL QUALIT CONTROL) - Originou o controle para gestão e posteriormente o conceito de gestão da qualidade total (GQT).
GQT – possibilitam as organizações superarem as crises, pois permite contornar os problemas através da criatividade e comprometimento dos trabalhadores.
ISO 9000 – um dos maiores parâmetros para a Gestão da Qualidade são as normas ISO 9000 que é um conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de Gestão da Qualidade. Desde a primeira publicação em 1987, ela tem obtido reputação mundial como a base para estabelecimento de sistemas de gestão da qualidade.
A norma ISO 9001, assim como a ISO 14001, são conhecidas como normas genéricas de sistemas de gestão, sendo que, segundo Mello (2008):
Genérico: significa que a mesma norma pode ser aplicada a qualquer tipo de organização, grande ou pequena, seja qual for seu produto, inclusive quando ela é, na verdade, um serviço, em qualquer setor de atividade e seja qual for seu meio de negócio, podendo ser uma administração pública ou um departamento do governo;
Sistema de gestão: refere-se a tudo o que a organização faz para gerenciar seus processos e atividades. Direcionado pelo consultor ele orienta, vai direcionar a empresa como instituir o sistema de qualidade, a importância da documentação, implementar, manter e melhorar.
Requisitos Gerais - Estabelece que a empresa deve:
• Instituir
• Documentar
• Implementar
• Manter e melhorar continuamente A eficácia de um sistema de gestão da qualidade De acordo com os requisitos desta Norma.
Requisitos da Documentação - • Este é um dos principais requisitos pois recomenda a instituição de como proceder em relação aos mesmos . Antes porém é importante conhecer a hierarquia destes documentos
1. Manual da Qualidade, Políticas e Objetivos
2. Procedimentos
3. Instruções, rotinas,...
4. Registros da Qualidade
1° Nível –Estratégico- documentos que envolvem diretoria e gerência.
Manual da Qualidade – Fica arquivado na alta gerência mas todos tem acesso. Geralmente é feito por ultimo.
Política de Qualidade – teórica, muita cobrança, pouca funcionalidade.
Objetivo da Qualidade – Varia de empresa para empresa. Resultados mais impactantes.
2° nível- Tático- responsabilidade da gerência
Procedimentos – documentos um pouco mais amplos.
3° nível – técnicos
Instruções , rotinas, planilhas.
Evidencias Probatórias – registros.
Depois de fazer a documentação é importante 2 pontos:
Controle de Documentos - Este é um dos mais significativos requisitos pois o mesmo direciona a empresa a manter a documentação correta, Atualizada, Em todos os departamentos, Definindo as responsabilidades pela aprovação e circulação dos mesmos.
Controle dos Registros da Qualidade - Este requisito estabelece conceitos como:
• Identificação
• Armazenamento
• Proteção
• Recuperação
• Tempo de retenção
• E descarte
• De todos os documentos da Qualidade (não só os registros)
Responsabilidade da Direção - Este item estabelece uma série de decisões que envolvem os níveis Estratégicos e Táticos da Empresa . Co-responsabiliza a Alta Direção a participar ativamente do processos do Sistema da Qualidade
O Comprometimento da Direção, é um item bem óbvio pois estabelece que a Alta Direção da empresa deve além de se comprometer com o SGQ, atribui responsabilidades aos mesmo no processo que envolve este mesmo sistema.
Foco no cliente, também envolve a responsabilidade da Alta Administração em assegurar a qualidade ao cliente final
Política da Qualidade, sugere que a empresa crie uma política com objetivos e metas ara a realização de resultados. Geralmente a política estabelece conceitos que envolvem o cliente, os funcionários, o produto e o processo, a sociedade como um todo e a sustentabilidade
Planejamento, envolve os objetivos e o planejamento da qualidade - Determina quais são os parâmetros de qualidade
Responsabilidade, autoridade e comunicação, sugere que a empresa crie formas de responsabilizar os funcionários (conforme o seu grau de importância na empresa)
Comunicar de forma clara as informações pertinentes ao sistema de gestão - É neste item também que se propõe a nomeação do Representante da Qualidade, O mesmo tem autoridade para gerenciar e cobrar todo o funcionamento do sistema
Análise Crítica da Direção, sugere que a alta direção, junto aos seus líderes façam reuniões periódicas para avaliar o SGQ
Entende-se como entrada todas as informações para a tratativa do problema (reclamações, indicadores,...)
E saídas são as responsabilidades e metas estabelecidas para a melhoria dos problemas relacionados
Gestão de Recursos - Este item também envolve em grande parte a atuação da Alta Administração
Envolve 4 requisitos básicos, sendo:
- Provisão de recursos - Contempla a necessidade de prover recursos para o funcionamento do SGQ e a melhoria continua.
- Recursos humanos - Envolve principalmente conceitos sobre capacitação e treinamento dos funcionários. |Tem responsabilidades das áreas que os funcionários atuam + RH da empresa.
- Infraestrutura - aborda aspectos voltados à estrutura física adequada da organização (equipamentos, instalações, ferramental,...)
- Ambiente de trabalho - Este item foi um dos que sofreram alterações na interpretação do mesmo (versão 2008). Contempla que a empresa deve dar um ambiente adequado de trabalho (ventilação, luminosidade, ruído, higiene, segurança,...). Para o bem estar do funcionário e para a realização de suas atividades.
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