Pular para o conteúdo principal

AULA 2- GESTÃO DA QUALIDADE - SISTEMAS DA QUALIDADE

Vamos considerar como sistema da qualidade, um direcionamento que se é dado para que a empresa cumpra requisitos em busca da excelência da qualidade em: 

• Processos 

• Produtos 

• Satisfação do cliente 

• Gestão interna 

• Envolvimento dos funcionários – os funcionários gostam de estar envolvidos no processo de implantação, por isso oriente, conscientize, motive. 

A implantação do Sistema de Qualidade leva em média de 6 meses a 1 ano – é inevitável que funcionários se destaquem dentro da empresa, é importante buscar aqueles que tem maior potencial. Saber quais os funcionários serão auditores e não permitir que eles levem para o lado pessoal, é preciso tomar muito cuidado nesta escolha. 

8 Princípios da Qualidade 

1- Foco no cliente – o Cliente tem que ser valorizado. 

2- Liderança – Vocês precisam criar líderes na empresa. Eles vão dar o sucesso a ISO. 

3- Envolvimento das pessoas 

4- Abordagem do processo – Todos os departamentos tem atividades especificas, toda empresa é um processo e só vai funcionar se esses processos estiverem alinhados. 

5- Abordagem do sistema 

6- Melhoria contínua – a empresa precisa sempre melhorar seus sistemas. 

7- Tomada de decisões baseada em fatos – a importância dada em medições, dados quantitativos e qualitativos. Medir os processos e tomar decisões em cima de fatos. 

8- Benefícios mútuos. Valorizar o processo junto ao seu fornecedor. O fornecedor é um parceiro da empresa. 


Hoje em dia, estamos vivenciando um cenário em que a qualidade não significa apenas controle de produção, ou a qualidade inerente de bens e serviços, ou o uso de ferramentas e métodos de gestão, ou mesmo uma assistência técnica adequada. Ampliando o entendimento, o conceito de qualidade total ou gestão de qualidade passou a significar um modelo de gerenciamento que busca a eficiência e a eficácia das organizações. O fato é que a gestão da qualidade influencia o ser humano em sua maneira de pensar e agir, pois compreende uma visão macro da existência humana (MARSHALL JUNIOR et al., 2006). 

O TQC (TOTAL QUALIT CONTROL) - Originou o controle para gestão e posteriormente o conceito de gestão da qualidade total (GQT). 



GQT – possibilitam as organizações superarem as crises, pois permite contornar os problemas através da criatividade e comprometimento dos trabalhadores. 




ISO 9000 – um dos maiores parâmetros para a Gestão da Qualidade são as normas ISO 9000 que é um conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de Gestão da Qualidade. Desde a primeira publicação em 1987, ela tem obtido reputação mundial como a base para estabelecimento de sistemas de gestão da qualidade. 

A norma ISO 9001, assim como a ISO 14001, são conhecidas como normas genéricas de sistemas de gestão, sendo que, segundo Mello (2008): 

ƒ Genérico: significa que a mesma norma pode ser aplicada a qualquer tipo de organização, grande ou pequena, seja qual for seu produto, inclusive quando ela é, na verdade, um serviço, em qualquer setor de atividade e seja qual for seu meio de negócio, podendo ser uma administração pública ou um departamento do governo; 

ƒSistema de gestão: refere-se a tudo o que a organização faz para gerenciar seus processos e atividades. Direcionado pelo consultor ele orienta, vai direcionar a empresa como instituir o sistema de qualidade, a importância da documentação, implementar, manter e melhorar. 

Requisitos Gerais - Estabelece que a empresa deve: 

• Instituir 
• Documentar 
• Implementar 
• Manter e melhorar continuamente A eficácia de um sistema de gestão da qualidade De acordo com os requisitos desta Norma. 

Requisitos da Documentação - • Este é um dos principais requisitos pois recomenda a instituição de como proceder em relação aos mesmos . Antes porém é importante conhecer a hierarquia destes documentos 

1. Manual da Qualidade, Políticas e Objetivos 
2. Procedimentos 
3. Instruções, rotinas,... 
4. Registros da Qualidade


1° Nível –Estratégico-  documentos que envolvem diretoria e gerência. 
Manual da Qualidade – Fica arquivado na alta gerência mas todos tem acesso. Geralmente é feito por ultimo. 
Política de Qualidade – teórica, muita cobrança, pouca funcionalidade. 
Objetivo da Qualidade – Varia de empresa para empresa. Resultados mais impactantes. 

2° nível- Tático-  responsabilidade da gerência 
Procedimentos – documentos um pouco mais amplos. 

3° nível – técnicos 
Instruções , rotinas, planilhas.

Evidencias Probatórias – registros. 

Depois de fazer a documentação é importante 2 pontos: 

Controle de Documentos  - Este é um dos mais significativos requisitos pois o mesmo direciona a empresa a manter a documentação correta, Atualizada, Em todos os departamentos, Definindo as responsabilidades pela aprovação e circulação dos mesmos.

Controle dos Registros da Qualidade - Este requisito estabelece conceitos como: 

• Identificação 
• Armazenamento 
• Proteção 
• Recuperação 
• Tempo de retenção 
• E descarte 
• De todos os documentos da Qualidade (não só os registros) 

Responsabilidade da Direção - Este item estabelece uma série de decisões que envolvem os níveis Estratégicos e Táticos da Empresa . Co-responsabiliza a Alta Direção a participar ativamente do processos do Sistema da Qualidade 

O Comprometimento da Direção, é um item bem óbvio pois estabelece que a Alta Direção da empresa deve além de se comprometer com o SGQ, atribui responsabilidades aos mesmo no processo que envolve este mesmo sistema. 

Foco no cliente, também envolve a responsabilidade da Alta Administração em assegurar a qualidade ao cliente final 

Política da Qualidade, sugere que a empresa crie uma política com objetivos e metas ara a realização de resultados. Geralmente a política estabelece conceitos que envolvem o cliente, os funcionários, o produto e o processo, a sociedade como um todo e a sustentabilidade 

Planejamento, envolve os objetivos e o planejamento da qualidade  - Determina quais são os parâmetros de qualidade 

Responsabilidade, autoridade e comunicação, sugere que a empresa crie formas de responsabilizar os funcionários (conforme o seu grau de importância na empresa) 

Comunicar de forma clara as informações pertinentes ao sistema de gestão - É neste item também que se propõe a nomeação do Representante da Qualidade, O mesmo tem autoridade para gerenciar e cobrar todo o funcionamento do sistema 

Análise Crítica da Direção, sugere que a alta direção, junto aos seus líderes façam reuniões periódicas para avaliar o SGQ 

Entende-se como entrada todas as informações para a tratativa do problema (reclamações, indicadores,...) 

E saídas são as responsabilidades e metas estabelecidas para a melhoria dos problemas relacionados 

Gestão de Recursos - Este item também envolve em grande parte a atuação da Alta Administração 

Envolve 4 requisitos básicos, sendo: 
  • Provisão de recursos - Contempla a necessidade de prover recursos para o funcionamento do SGQ e a melhoria continua. 
  • Recursos humanos - Envolve principalmente conceitos sobre capacitação e treinamento dos funcionários. |Tem responsabilidades das áreas que os funcionários atuam + RH da empresa. 
  • Infraestrutura - aborda aspectos voltados à estrutura física adequada da organização (equipamentos, instalações, ferramental,...) 
  • Ambiente de trabalho - Este item foi um dos que sofreram alterações na interpretação do mesmo (versão 2008). Contempla que a empresa deve dar um ambiente adequado de trabalho (ventilação, luminosidade, ruído, higiene, segurança,...). Para o bem estar do funcionário e para a realização de suas atividades.
Apostila Engenharia Módulo1, Slides, Aulas presenciais, explicações.

Comentários

Anônimo disse…
Muito bom parabéns

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi