Pular para o conteúdo principal

BESOURO DE LIMEIRA (Sternocolaspis quatuordecimcostata)



Esse lindo besourinho é um espetáculo da natureza. Sempre encontro um passeando pelo prédio aqui em Parauapebas.

Depois de alguns amigos levantarem dúvidas sobre esse pequeno resolvi pesquisar e postar aqui no Blog. 

Visto de perto ele me parece uma pequena joia, mas segundo o site da Embrapa ele não é tão inofensivo assim...

Sinônimo: Colaspis quatuordecimcostata 
É um besouro de coloração geral verde azulada brilhante, apresentando carenas longitudinais nos élitros. 

Causa danos de importância econômica em várias culturas, tais como abacate, ameixa, caqui, maçã, manga, nêspera, pêra, pêssego, uva, entre outras. Danos:Atacam muitas rosáceas, tanto as folhas como os frutos verdes. 

As folhas têm seu limbo perfurado ou totalmente destruído e, os frutos verdes, caem ou amadurecem precocemente. O ataque mais importante é nos frutos. Controle: Recomenda-se pulverizações com inseticidas fosforados registrados para as culturas.

Agora esses aqui fotografados no meu prédio tem sorte de não ter nascido no Marrocos... se não iam mesmo  é pra panela, segundo o site  http://mdemulher.abril.com.br este besouro é preparado em um prático exótico, dizem - tem grande poder afrodisíaco.  

 

 

Ha... ele pode não ser tão inofensivo... mas que é bonito, isso é .... kkkkk 

Comentários

Anônimo disse…
esse tipo de besouro é venenoso ?
Anônimo disse…
Tenho um besouro em .jpg, pode identificar pra mim?
Como t emando a foto?
Unknown disse…
Oi, obrigada pela visita ao blog. Gostaria muito de ter tamanho conhecimento para ajudá-lo. Para identificar esse besouro que encontrei aqui usei o velho truque pesquisa em sites de pesquisa no google kkkk. Se quiser enviar fotos para o blog pode enviar anexada no email moniquecristinasouza@gmail.com posto aqui no Blog e tentamos ver se conseguimos essa informação com nossos leitores.
Unknown disse…
Acho que não porque no Marrocos eles vão para a panela, mas eu não me arrisco e fico só observando a sua beleza. Parecem pequenas joias.

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi