Pular para o conteúdo principal

VALE paralisa obra no PARÁ


Adiado Projeto de Onça Puma, no Pará, operação só em 2011



Os efeitos da crise internacional continuam a bater à porta da Vale, segunda maior mineradora mundial.


Semana passada a companhia anunciou mais um corte de produção, o quinto desde o final de outubro do ano passado.
Desta vez, o setor afetado foi o de níquel. Sob a alegação de um "cenário recessivo global", a companhia anunciou a paralisação da construção do Forno 2 em Ourilandia do Norte- PA .
O processamento de metais preciosos, um subproduto da mineração de níquel, também ficará parado entre 1º de junho e 27 de julho. A mina de Onça Puma terá capacidade para produzir anualmente 58 mil toneladas métricas de níquel. O primeiro ajuste na produção foi anunciado em outubro, com o corte de 30 milhões de toneladas de minério de ferro no País.


Em novembro, duas pelotizadoras no Espírito Santo tiveram suas atividades paralisadas. No mês seguinte, foi a vez de outras duas pelotizadoras, também no Espírito Santo, suspenderem suas atividades. Os cortes atingiram ainda uma subsidiária do grupo, a mineradora Samarco, que também parou suas operações em duas unidades de pelotização.


Analistas calculam que os cortes em pelotização corresponderam a 65% da capacidade produtiva da Vale no segmento. Preço em queda e forte derrocada do preço do níquel nos últimos meses é um dos fatores que explicam os novos cortes de produção no setor e também o adiamento do projeto Onça Puma. Há grande incerteza sobre o comportamento da demanda mundial por metais e minério de ferro, o que vem levando a companhia brasileira a adotar diversas medidas de redução de custos.


Além dos cortes de produção, a Vale demitiu em novembro 1,3 mil funcionários e colocou outros 5,5 mil em férias coletivas. Para evitar novas demissões, 15 sindicatos de trabalhadores ligados à mineradora aceitaram em fevereiro a proposta da companhia de flexibilizar as normas trabalhistas, o que permite a colocação de funcionários em licença remunerada com redução de 50% do salário. De fevereiro para cá, 440 funcionários já foram colocados em licença. O acordo fechado entre os sindicatos abrange 34 mil trabalhadores e tem validade até 31 de maio. Agora, diante ainda de um quadro de forte retração no setor, os sindicatos querem propor uma prorrogação do acordo. O presidente do Sindicato dos Ferroviários de Minas Gerais e Espírito Santos, João Batista Cavalieri, revela que a expectativa é de que outros 500 a 600 trabalhadores da região sejam colocados em licença remunerada nas próximas semanas. Segundo ele, os sindicatos tiveram uma reunião com os representantes da área de recursos humanos da Vale na última terça-feira para discutir a possibilidade de postergar o acordo. Um novo encontro está marcado para meados de maio."Nossa intenção é evitar demissões. Hoje, o cenário está muito incerto.


Em 2007, o níquel respondeu por 29,7% da receita da Vale. No ano passado, a cotação caiu de US$ 29 mil a tonelada na média do primeiro trimestre para US$ 10,9 mil a tonelada no último trimestre, encolhendo a participação do metal na receita bruta para 14,5%.

Comentários

Gedeon Campos disse…
Olá Monique!

Estava procurando informações sobre Ourilândia (distância entre Goiânia e sua cidade, e outras da mesma região) e acabei entrando em sua página por curiosidade. Gostei do que vi e li.

Moro em Aparecida de Goiânia, mas tenho um tio aí em sua cidade,um septuagenário de nome Jerônimo Moraes. Fiquei sabendo que ele construiu um sobradinho na cidade e vive parte do tempo na fazenda.

Tenho uma página na net e sou professor da área de Língua Portuguesa. Se quiser acessar www.blogdodeon.blogspot.com

Um abraço.

Gedeon Campos
Anônimo disse…
Olá, eu estou fora de Ourilândia desde de 2002, e atualmente estou concluindo minha faculdade de sistemas de informação na cidade de Palmas-TO. Meus familiares moram ai, talvez você ouviu falar deles...Marceone da EMATER, 'Professor' Carlito da Prefeitura, enfim. A idéia era concluir aqui e voltar, mas com essa notícia desanimei e lamento tudo. Gostei da notícia, aqui em Palmas tenho alguns colegas de Ourilânida também estudando e que estavam todos esperançosos com o projeto da Vale, a cidade melhorando e valorizando os bens.
Até.
Anônimo disse…
Olá Monique, gostei da noticia da vale.

Sou de Tucumã veja o meu site, postei esta notica lá. O site estava desativado a uns 8 meses agora ele esta de volta...

Quem sabe a gente se ve um horas dessas.

www.tucumanews.com.br

Abraços para vc...
Santini
Anônimo disse…
Cara jovem estou bem longe dai ipatinga mg
Para cada conquista existe um sacrificio
boa sorte ...
Animal de ipatinga
Unknown disse…
Oi Monique!acabei de ver seu blog,gostei muito logo se ver que voce é uma moça muito inteligente,agora queo ver se voce é uma moça bem informada,é o seguinte tenho um amigo que o ano passado estava atuando ai na vale de Ourilandia,matinhamos contanto,e até onde nus falamos estava tudo bem com ele,mais a de uns 6 meses pra cá,tive alguns contratempos,e tive que mudar meu endereço,e-mail e fone,desde então perdir o contato com ele.Pensei então se voce não poderia me ajudar encontra-lo,pois é muito importante para mim e minha familia,bom ele chama-se Leonardo Arantes,caso voce consiga,não comente com ele,Quero faser uma surpresa,obrigada ,,,Aparecida .A meu e-mail é,sempaciencia2@hotmail.com

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi