Pular para o conteúdo principal

MAÇONARIA SEGREDOS E SIMBOLOS


A maçonaria sempre despertou grande interesse e curiosidade por parte do grande público, pois, a maçonaria sempre foi cercada de grandes mistérios e segredos.
A maçonaria como conhecemos hoje, foi fundada em 24 de junho de 1717, em Londres, no entanto, a origem da maçonaria está ligada às lendas de Ísis e Osíris, Egito, ao culto a Mitra, vindo até a Ordem dos Templários e à Fraternidade Rosa Cruz.-

No Brasil, acredita-se que a  maçonaria teve a sua primeira loja – esse é o nome dado aos templos onde os maçons se reúnem – foi fundada em 1802 pelo botânico Manoel Arruda Câmara.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a maçonaria é uma sociedade secreta, os maçons negam, pois, segundo eles, ”uma sociedade secreta é aquela que tem objetivos secretos e ocultos a sua existência assim como as datas e locais de suas sessões. O objetivo e propósito da maçonaria, suas leis, história e filosofia tem sido divulgados em livros que estão à venda em qualquer livraria. Os únicos segredos que a maçonaria conserva é a cerimônia empregada na admissão de seus membros e os meios usados pelos maçons para se conhecerem.”

Para se tornar um maçom – o nome provém do inglês mason que significa “pedreiro”- não precisa ter uma religião específica, mas, deve acreditar na existência de um princípio criador, um Deus, e, como, segundo os maçons, não há “convite” para entrar na maçonaria, os interessados devem manifestar o desejo em ingressar espontaneamente nas lojas pertos de suas casas, ou em conversas com algum maçom amigo.

“As pessoas admitidas como membros de uma Loja devem ser homens bons e de princípios virtuosos, nascidos livres de idade madura, sem vínculos que o privem de pensar livremente, sendo vedada a admissão de mulheres assim como homens de comportamento duvidoso ou imoral.
Nesse ponto, já sabemos um pouco da história da maçonaria, sabemos que não é uma sociedade secreta, e não possui, portanto, nenhum segredo, e que qualquer um, desde que seja uma pessoa de bem e acredite em um Criador, exceto as mulheres, pode tornar-se um maçom. Agora a pergunta que fica é: O que os maçons fazem?

Na verdade, ser um maçom é eleger uma forma de vida, comprometido com a sociedade que vivemos. Serve para penetrar nos conhecimentos dos antigos Maçons, interpretar e utilizar sua simbologia para aperfeiçoar a nós mesmos e aos que estão em nossa volta. É um sistema de conduta moral aonde se aprende a dominar as paixões, as ambições, os vícios, e o ódio que oprime o homem.

A Maçonaria não é uma sociedade de auxílios mútuos, ela não garante a ninguém o recebimento de uma uma fixa e constante. Entretanto, a maçonaria se empenha para que nenhum de seus membros sofra necessidades. O maçom necessitado recebe de acordo com as condições e as possibilidades dos demais membros.

Confira alguns símbolos da maçonaria:


O Conhecimento: Representado pela letra G. Sétima letra do alfabeto latino e terceira letra do alfabeto grego (Gama). Ghimel, em fenício e em hebráico, Gomal em siríaco e Gun em árabe. A letra G é equivalente ao Gama grego – O Conhecimento – (de Gnosis).  Representa o Grande Arquiteto do Universo e a ciência da Geometria.





Medida na pesquisa: Representada pelo Compasso










Retidão na ação: Simbolizada pelo  esquadro.













Símbolo da maçonaria


Comentários

Unknown disse…
parabens pela explicação;gostaria de saber mais,pois tenho curiosidade
Anônimo disse…
Parabens! Vc disse tudo em tao pouco.
Anônimo disse…
parabens vc soube falar muito bem da maçonaria
isso muito bom tambem pq so assim os profanos fica sabeno da maçonaria como ela é um forte abraço e fuui.'.
Unknown disse…
Meu nome é Renato, Sou de São Paulo, e fui convidado a preencher uma vaga na mineração onça-puma em ourilandia. Gostaria de saber se tem algum maçom na sua família?

Cordialmente

Renato P. Correia
MONIQUE disse…
Bom dia Sr. Renato, obrigada pela visita ao BLOG da MONIQUE, desejo a vc e familia muita felicidade em 2011, e prosperidade em Ourilandia. Não tenho Maçons na minha familia infelizmente. Sou apenas uma curiosa que gosta de estar estudando assuntos interessantes, e a história da maçonaria acho fascinante.
Anônimo disse…
Existe loja maçonica em Ourilandia?
MONIQUE disse…
Bom dia amigo(a), eu sei que tem maçonaria em Ourilandia... quanto a loja não sei te informar. Assim que eu tiver contato com alguma amiga que ainda mora na cidade eu pergunto e posto pra vc. Abraços e obrigada pela visita.

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi